SAÚDE

MPF discute melhoria no sistema de marcação de saúde em Maceió

População denuncia falta de acesso e demora para conseguir chegar ao consultório médico
Por Tamara Albuquerque com assessoria 22/04/2024 - 13:27

ACESSIBILIDADE

Assessoria
MPF busca melhorias no sistema de marcação de consultas e exames em Maceió
MPF busca melhorias no sistema de marcação de consultas e exames em Maceió

A população de Maceió que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para buscar assistência médica sofre com a espera na marcação das consultas e exames. As pessoas aguardam mais três meses para chegar ao consultório do médico, quando ainda conseguem. Muitas, desistem ou simplesmente não recebem retorno de marcação e vão buscar curar suas dores com a automedicação, até que o caso piore e vire uma emergência.

As denúncias sobre a ineficiência do sistema de marcação de consultas em Maceió foram parar no Ministério Público Federal (MPF), que abriu processo para investigar o caso e realizou, na semana passada, uma reunião com órgãos públicos visando aprimorar o atendimento à população e garantir mais transparência e eficiência no processo.

Durante a reunião, coordenada pela procuradora da República Niedja Kaspary, foram destacados problemas como a considerável demanda reprimida, ineficiências nos sistemas utilizados, longos períodos de espera para marcação de consultas e exames, além de dificuldades na remarcação e falta de transparência nas listagens.

A procuradora enfatizou a importância de agilizar o processo de marcação, ressaltando que diagnósticos mais rápidos não só beneficiam os pacientes, mas também contribuem para a redução de custos públicos, evitando tratamentos mais complexos.

No encontro, a equipe do PRONTO apresentou o plano de ação para zerar as filas de espera em relação à demanda reprimida de exames e consultas até setembro/2023, enquanto, paralelamente, agiliza o agendamento das demandas atuais.

Como resultado da reunião, ficou decidido que o Município de Maceió tomará as seguintes medidas:

1- Estabelecer um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação com a equipe do PRONTO e a Secretaria de Saúde, buscando melhorar o acompanhamento dos serviços de saúde prestados.
2- Enviar mensalmente os dados consolidados sobre o andamento dos planos para redução das filas de espera no PRONTO, tanto para marcação de exames quanto para consultas com especialistas, assim como os contratos com prestadores de serviços na rede privada.
3- Elaborar um documento explicativo sobre a jornada do paciente e do agendador, detalhando os sistemas utilizados no processo de marcação de exames, com o intuito de promover transparência e informação.

Essas medidas visam aprimorar o atendimento à população e garantir uma gestão mais eficiente dos serviços de saúde em Maceió. O MPF continuará acompanhando de perto essa questão e trabalhando em conjunto com as autoridades locais para garantir um sistema de saúde mais eficaz e acessível aos usuários do SUS.

A reunião do Ministério Público Federal (MPF) contou com representantes do Município de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Gabinete Civil.

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